Com o objetivo de melhorar ainda mais a experiência do usuário de dispositivos móveis o Google informou que “a medida que mais pessoas usam dispositivos móveis para acessar a internet, os nossos algoritmos têm de se adaptar a estes padrões de uso“.
Mas você têm motivos para se preocupar? O que acontecerá com os Websites e Lojas Virtuais que não se adequarem ao padrão mobile?
Bom, segundo o Google publicou em 26 de fevereiro no seu Blog Oficial, à partir de 21 de abril ocorrerá uma mudança importante em seu algorítimo de busca em nível global que impactará diretamente o ranking dos Websites e E-Commerces.
Os Websites que se adaptam a dispositivos de diferentes tamanhos verão seu posicionamento subir, pois o “mobile-friendly” será um fator importante no novo ranking.
Como havíamos publicado aqui no blog, em dezembro o Google já sinalizava essa tendência. Na época passou a apresentar nos resultados móveis o texto “para mobile” ao lado dos resultados que já se enquadravam ao padrão móvel.
Como saber se seu Website é responsivo ou mobile e está preparado para a mudança?
Existem duas características fáceis de identificar que diferenciam um Site responsivo e mobile de um não preparado para Tablets e Smartphones.
- Você precisa ficar fazendo movimentos de pinça com o dedo para dar zoom e ler o conteúdo.
- Elementos não abrem, principalmente pelo uso de animações em Flash.
Se ainda não conseguiu descobrir, o Google não nos deixou na mão e disponibilizou uma ferramenta para você testar se o Website é mobile ou Responsivo.
Mas e se seu Site ou Loja Virtual não for responsivo ou possuir uma versão mobile, o que fazer?
Desespere-se e espere o Mobilegeddon!
Bom, nem tanto. Pois seu site ainda vai aparecer nos resultados da busca e poderá ser acessado normalmente mesmo que com certa dificuldade nos dispositivos móveis.
Mas esteja ciente que um Site que não possui uma versão mobile, começará a ter cada vez menos acessos. E pior, nos Desktops também, não somente nos Tablets e Celulares.
A melhor alternativa é a atualização.
Investigue como está sua concorrência, veja se eles estão se preocupando com os usuários móveis e decida o que fazer.
Um dado interessante que pode ajudar na decisão:
Nos Estados Unidos “77% das pesquisas em dispositivos móveis ocorrem em casa ou no trabalho, lugares onde provavelmente há computadores“.
Fale com seu desenvolvedor e peça para que ele atualize seu Website. Ou com um pouco de tempo você mesmo pode fazer.
Descubra se seu Site usa algum software CMS conhecido e siga o guia que o Google criou para ajudá-lo nessa tarefa.
Tem alguma dúvida com seu site ou quer saber mais sobre Websites responsíveis? Comente e ajude-nos a produzir mais conteúdo interessante.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!